domingo, 25 de julho de 2010

Entrevista de Geraldo Magela ao blog "Cultureira"

No dia 3 de outubro, em um ensolarado domingo, a equipe do Cultureira esteve no Pq. Marabá, bairro de Taboão da Serra, para conferir um ensaio e trocar idéias com Geraldo Magela e seu grupo de resgate de cultura popular brasileira, o Candearte. As fotos do ensaio podem ser conferidas no álbum do Cultureira, e nos slides ao lado. A seguir, o papo entre nosso entrevistador Slash e Geraldo Magela:

Cultureira (Slash): Bom, estamos aqui em mais uma entrevista para o blog Cultureira, com Geraldo Magela, criador e fundador do grupo Candearte. Magela, como se deu a idéia de fazer esse projeto?
Magela: A idéia vem da experiência de trabalhar com cultura popular e chamar uns camaradas aí pra montar o grupo candearte.

C: Quantos integrantes tem o grupo hoje?
M: Uns quinze integrantes.
C: Entre dançarinos e músicos, né? Estamos tentando ser músicos também (risos), inclusive eu.

C: Qual o seu objetivo com esse resgate de cultura popular?
M: O objetivo é não deixar morrer as nossas raízes, nossas tradições. O Candearte veio pra dizer isso, “candear a arte”, é um carro de boi cheio de arte que tá por aí, patinando, mas que a gente vai levando até o fim para que nossa cultura não acabe.

C: Quais são as maiores dificuldades de fazer esse tipo de trabalho, numa cidade como Taboão da Serra, por exemplo?
M: Eu acho que dificuldade tem em qualquer lugar. Quando se trata de cultura popular, qualquer lugar você vai ter dificuldade. Mas aí depende da garra de cada um de nós, gostar daquilo que faz.

C: O Candearte tem algum apoio de alguma empresa, prefeitura, ou algum órgão publico?
M: Não, nós somos totalmente independentes. Aceitamos ajuda, mas não temos ainda.

C: Você fez um desfile no carnaval do ano passado, qual foi a sensação?
M: A aceitação foi muito boa, do público. E a sensação da gente foi fazer o cortejo de rua. Acho que o carnaval foi o cortejo com mais pessoas, com mais público. Então foi aquilo que a gente faz sempre, no dia-a-dia. O Candearte é um grupo de desfile de rua mesmo.

C: Vocês conseguem apresentações que paguem um cachê pra manter isso, ou vocês mantem na raça mesmo?
M: A gente mantém na raça mesmo, gosta daquilo que faz. Fazendo com o que tem, tirando do bolso as vezes pra fazer acontecer, pra que não acabe, né.

C: Você é muito ocupado com a questão do Candearte e esquece um pouco a carreira solo. Você pretende retomar sua carreira?
M: Com certeza, assim que o Candearte estiver andando sozinho, com as próprias pernas, eu vou voltar a assumir minha carreira e ver se eu consigo conciliar as duas coisas.

C: Só pra encerrar, gostaria de agradecer o Geraldo Magela aqui pela entrevista ao nosso blog Cultureira, muito obrigado e no que precisar da gente pra divulgar a arte, pode contar conosco.
M: Obrigado vocês. Agradeço a presença de vocês, nesse sol aqui, fazendo as fotos do Candearte, muito obrigado.

Um comentário:

formaxima.com disse...

Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
Um grande abraço e tudo de bom
Ass:Rodrigo Rocha